sábado, 4 de abril de 2009

Iris: Um sonho lindo



Nem sabemos como começar a contar a história desta gatinha. A Iris era para nós uma gata muito especial. No dia em que a vimos saudavelmente pela última vez estávamos preocupadas em como iriamos encontrar um dono à altura da meiguisse dela, uma vez que ela parecia-nos bastante carente e dependente de afecto. Ela não chegou a ter um donicnho, mas encontrou um lar nos nossos corações onde ficará para sempre. Ainda lamentamos este final tão triste, mas uma parte de nós sorri.
Encontrámos a Iris na rua por acaso. Estava deitada sobre um monte de lixo à porta de um prédio. Nunca vimos uma gata tão magra. As costelas e a coluna viam-se à distância. Miava muito e queria muita atenção, só queria trepar pelas minhas pernas acima. Era uma ganta muito carente. Demos-lhe comida mas pouco comeu, pois na verdade o que ela queria era que levássemos para casa. Notava-se que ela se sentia sozinha. Depois de tentativas falhadas para encontrarmos um lugar para ela, fomos obrigada a deixá-la lá...Custou-nos imenso. Sabemos que não podemos salvar todos mas esta gatinha fez um pedido de ajuda tão explícito que tivemos imensa pena pois notava-se que estava a sofrer na rua.



No dia seguinte, voltámos lá, mas quando chegamos não a vimos. Temíamos que estivesse em algum canto já sem vida ou que alguém lhe tivesse feito mal. De repente, apareceu uma senhora que tinhamos visto a olhar para nós na noite anterior e descobrimos que ela tinha recolhido a gatinha...não...para casa dela mas para as traseiras do prédio. Ela não pretendeu-a adoptar a gata nem recolhê-la em casa. Combinámos em ir buscá-la no dia seguinte para levá-la ao vet.

A Iris fez várias análises e hemograma pois ela era muito magrinha. Fez testes FIV, FEL e PIF que deram negativos. Ela ainda ficou internada para fazer um raio x aos pulmões e também para ficar em observação. Foi desparasitada interna e externamente.

Enquanto aguardava no consultório a chegada da vet




Mais uma tentativa falhada ao auscultar (vejam a vet a sorrir)

Chegou-se à conclusão de que estava tudo bem, que a sua magreza demoraria algum tempo a ser ultrapassada, e pressupôs-se através da forma como reagia à comida que a magreza era causada pela fome, pois era uma gatinha esfomeada. Já no veterinário começava a comer ao mesmo tempo que lhe colocavam a comida no prato. Ela deve ter passado muita fome para se agarrar assim à comida.

Esta menina apenas não tinha um lugar e passados 15 dias já não dava mais. Tivemos que ir buscá-la. Uma senhora arranjou-nos um cantinho sem luz natural nem artificial. Ela não tinha de fazer nada, nós comprometemo-nos em ir lá todos os dias. Apenas lhe pedimos para deitar uns olhinhos para ver se a Iris estava bem.

Quando a fomos buscar ao vet ela estava activa, queria roer uma saca, e espalhava o seu mel por toda a parte. Deixa-mo-la ao inicio da noite na casa da senhora com a sua comidinha. No dia seguinte, a Irís não estava bem; não queria comer e não havia comido nada. Tinha um aspecto desfalecido, não queria festas. Quando a pegámos ao colo ela parecia ter o ar de alguém que iria desmair e que nós estamos a tentar impedi-lo. Ela era tão bela, tão terna, tão leve.

Fomos imediatamente para o hospital. Ela ficou em observação. O veterinário disse-nos que tudo apontava para uma intoxicação alimentar mas que iria continuar em observação. Deram-lhe um protector para o estômago e ela chegou a ficar mais activa e a melhorar mas por volta das duas da manhã simplesmente caiu para o lado com uma paragem cardio-respiratório. Nós nem queriamos acreditar no que estavamos a ouvir.

Quando a vimos pela primeira vez um de nós pensou "ai minha pequenina quem me dera poder levar-te e dar-te a sorte do Sam. És uma gatinha tão pobrezinha e eu quero que tu tenhas o tratamento de princesa como o Sam tem". Pensei que a sorte dela não acabaria e que ela encontraria o dono que merecia...mas a sorte dela acabou. Hoje agradecemos à força que nos empurrou para aquele caminho. Agradecemos termos estado lá àquela hora para podermos ter dado a esta menina um tratamento de Princesa.


Todos os animais que aparecem no nosso caminho são bençãos, não adianta não olhar para os lados, o coração tem olhos invisíveis, ele sente. Quem disse que fazer o bem não tem o seu preço? Se para Jesus nada foi fácil como poderia sê-lo para nós.Amanhã vou colocar as despesas da Irís aqui e espero que ajudem a pagar a conta o mais depressa possível das maneiras que puderem, divulgando, oferecendo pecinhas, fazendo sugestões etc pois é demasiado doloroso estar constantemente a lutar para pagar a conta desta menina que não está aqui, já basta o vazio, a dor, a saudade...e a aceitação desta morte.


De uma forma ou outra, ao seu próprio tempo o dinheiro virá mas a vida desta menina jamais a conseguiremos trazer de volta, e embora a conta seja pesada é com leveza que a vemos pois pelo menos ela teve isto:






e se foi por o cantinho que encontramos para ela que tudo se perdeu, tentaremos pensar que ou era isto ou nada, e no pouco tempo ela teve calor humano, um cantinho confortável para dormir que ela também adorava, foi apaparicada e teve comidinha a toda a hora. Conseguimos tratá-la como um Princesa.


Através da autópsia, descobrimos que a Iris morreu de uma afecção vírica cardíaca. O vírus responsável por esta afecção foi a panleucopénia. De acordo com os vets a Iris, as diarreias iniciais que a Iris superou depois de ter sido desparasitada eram já causadas pelo vírus. Apesar de as ter superado o vírus permaneceu no organismo dela de uma forma silenciosa e foi silenciosamente causando danos invísiveis, como esta afecção que causou algo como um enfarte do miocárdio. Deus quis que a Iris se tivesse cruzado connosco; senão iria morrer num canto sem ter tido afecto, comidinha, atenção e sem ter tido um nome. Só podemos mesmo estar gratas por a termos conhecido.




Estas são as últimas fotos da Iris... Quem poderia adivinhar que a morte avançava devagarinho para lhe roubar o coração e a vida e deixar este vazio e saudade nos nossos corações?...

A despesas da Iris foram divididas em duas partes.


Primeira parte

Análises Gerais- 20 euros
Rx -26.78 euros
Teste de Pif -40.70 euros
Teste de IDF e leucose -40.70 euros
Hemograma completo -15.90 euros
Setup inicial com infusora -24.80 euros
10 Internamentos -99.20 euros
Consulta -25.79 euros
Milbemax 40 mg -5.45
Dieta diária especial 31.76
Segunda Parte (A parte em que adoeceu)

Necrópsia na clínica com recolha- 99.00 euros
Medicação <10>
1 Internamento- 9.92 euros
Consulta de Controlo- 14.88 euros

TOTAL: 457.38


Toda a dívida serviu nas palavras da Susana para proporcionar à Iris "um tempo de vida de princesa - deve ter sido para ela um sonho maravilhoso, foi feliz e assim continuará por toda a eternidade. Porque a envolveram em Amor. Seja como for, ela tornou-se uma estrela no nosso firmamento. Bela e poderosa."



Criámos duas t-shirts, mas não conseguimos vender as 33 t-shirts que precisávamos. Graças ainda aos donativos de Sónia Pereira e MMachado faltam-nos 180 euros. O restante da conta da Íris tem de ser pago dia 30 de Abril.

Sem comentários: