quinta-feira, 28 de junho de 2007

Gatinho com abcesso rebentado desde há um ano precisa de ajuda



Vimos pela primeira vez este gato em Fevereiro deste ano pelos nossos lados. Ele tinha uma ferida enorme na zona do pescoço, mas parecia não se importar com isso, pois apenas se preocupava em acasalar. De repente, depois de ter acasalado, desapareceu. Passaram-se meses e ele nunca mais apareceu.

Começamos a pensar que ele pudesse ter morrido, mas voltámos a vê-lo esta semana. Continua com a ferida aberta, tudo em carne viva e sem pêlo numa parte da cauda. Ele não deve fazer a sua higiene convenientemente pois tem o pêlo muito sujo e gorduroso. Dá pena olhar para um gato tão bonito dessa forma...

Nunca pensámos que ele tivesse dono, pois era impossível um gato nesse estado ter dono, para além de que ele não se deixa tocar e foge das pessoas. Pois bem, uma senhora disse-nos que o gato é dela. Bem nós concluímos que ela deve ser daquelas pessoas que pensa que só por o alimentar e por o ter levado uma vez ao médico que o gato lhe pertence. O que é de estranhar pois ele tem pior aspecto que os outros gatos da rua! Aliás ela não consegue pegar no gato pois este começa logo a estrebuchar.
Tivemos uma conversa com ela e ficamos a perceber o que aconteceu ao gato.

Há um ano atrás ele teve um abcesso enorme que acabou por rebentar. A senhora chegou a levá-lo ao vet para tratá-lo. Ele teve quinze dias preso numa caixa ao ar livre para que a senhora com a ajuda da filha lhe pudessem fazer o curativo, mas mesmo assim nunca ficou curado. Um ano depois ele continua igual... A senhora não parece querer gastar mais dinheiro com isso (a não ser que houvesse uma pomada que ela pudesse pôr na ferida), mas nós queremos ajuda-lo.



Nós falámos com uma veterinária e ela disse que podem ser muitas coisas, inclusive a dermacitrose, um fibrosarcoma ou um tumor ou restos do abcesso que ficou lá dentro e que tem que ser extraído. Ele não pode continuar na rua assim não só por ele, mas por todos os outros gatos da rua que estão saudáveis.

No entanto, confrontamo-nos com imensas dificuldades e não podemos intervir sem ajuda. Temos muita vontade de ajudar, mas muita pouca margem de manobra a nível financeiro... muito pouco dinheiro para alimentar os gatos, para esterilizar, para pagar tratamentos médicos, etc... alguns de vocês já sabem o resto da história. Mas a verdade é que não conseguimos virar as costas a um animal em sofrimento e este gatito já está mal há muito tempo.

Para podermos levá-lo ao vet temos que pagar a pronto, pois a nossa divida já excedeu o limite. Conseguir o dinheiro para a consulta (22 euros) já é um bom começo, para podermos saber exactamente o que ele tem e saber o que ele precisaria para o podermos curar. Esperamos que na melhor das hipóteses apenas necessite de uma raspagem à cauda para analisar a presência ou a ausência de fungos, uma vez que estes podem impedir a cicatrização, o que achamos que não deve ser dispendioso. Senão se não for o caso, poderá ter que operado para se poder extrair o resto do abcesso (o que ficará mais ou menos no valor de 60 euros). Esperamos que seja o primeiro caso. Mas enfim, este menino precisa mesmo de ser visto por um veterinário.

Aqui fica um pequeno video dele do dia em que o vimos pela primeira vez: http://www.youtube.com/watch?v=V9JBe5qqkBw

Se puder ajude-nos a dar uma mãozinha a este gatinho.


Muito obrigada a todos (as), mesmo áqueles que querem ajudar mas que não podem.
Actualização
Donativos: 22 euros (Obrigada Angela e Cristina F.)
Graças a esses donativos, este gatito já vai ser consultado por um vet esta semana. Amanhã já vamos tentar capturá-lo. Assim que tivermos noticias dele publicaremos aqui. Que as noticias sejam muito boas para que ele possa recuperar depressa e esquecer o sofrimento que ele deve ter sentido ao longo de todos estes meses!

Sem comentários: